domingo, 2 de novembro de 2014

Justificativa

A exposição sobre Domingos Sávio surge como uma conquista diante do  cenário artístico pernambucano quando pensamos na pluralidade da obra de Domingos. O cenário artístico pernambucano traz consigo artistas renomados que muitas vezes apresentam sua obra como um retrato de suas vidas pessoais ou do contexto cultural da cidade. As obras de Domingos vão além de uma retratação da realidade! É também, em muitas vezes, uma denuncia social, é um apelo a uma conversão na visão de mundo. Quando tratamos do contexto global de mudanças climáticas, consciência ecológica, maneiras sustentáveis de encarar a vida,  encontramos na obra desse artista um retrato dessas tendências, antes mesmo desses assuntos estarem em pauta. Seu olhar holístico vem de sua espiritualidade franciscana, ligada à harmonia do homem com a natureza... Por muitas vezes sua obra denuncia até mesmo a estrutura hierárquica da Igreja, além do machismo e da discriminação social. Apesar de ser um religioso, sua obra traz uma fidelidade a sua inspiração, ocasionando pasmos em muitos quando percebemos um religioso abordando temas polêmicos como sexualidade, feminismo, entre outros assuntos que efervesceram os anos 80, 90 e se apresentam ainda hoje como tabus.

Frei Domingos descobriu e deu vazão muito cedo à sua expressão artística, tendo sua mãe e toda sua família como grandes admiradores do seu trabalho. Mesmo dentro de universo religioso, soube preservar a sua pessoalidade sensível e provocadora do mundo, que transparece em toda a sua obra.


Entretanto, suas obras continuam praticamente desconhecidas, estando espalhadas em vários Estados brasileiros e pela Europa. Faz-se necessário trazer a público a obra de Frei Domingos, enriquecendo a cultura pernambucana e brasileira. Atualmente Frei Domingos encontra-se internado num hospital do Recife, por conta de uma doença degenerativa que o acometeu quando tinha 30 anos. A doença é caracterizada por uma lesão cística na medula que faz o paciente perder gradativamente os movimentos corporais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário